quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"A Bota" - SP, 1979


Alex inicia seus grafites de forma anônima, com a imagem de uma bota.
A prática adquirida em lidar com as matrizes recortadas da xilogravura e o conhecimento do stencil o levam a recortar o papelão em forma de máscara para imprimir a imagem em positivo, o que lhe possibilitará, do mesmo modo que com a gravura, multiplicar as figuras ao infinito. A Bota é o primeiro grafite em stencil a aparecer nos muros da cidade de São Paulo.

Um comentário:

Julio Barreto de Souza disse...

Me lembro bem! Eu estava no meio dos tecidos xilogravados, de um lado a mesa com rolos e tintas coloridas, do outro a saudosa prensa com a qual eu apendi muito quando de repente o Alex me veio com uma capa de disco aberta e um vão recortado dentro dizendo: Vamos pixar um muro? Pronto! Lá estava eu aos doze anos-1978-apenas, segurando a máscara da bota no muro da viela na rua de nossas casas....Foi o começo da "trajetória passo a passo" da qual muito me emociona por ter participado, de ter caminhado tanto com Alex nas tardes de domingos pelas ruas de São Paulo e aprendido muito sobre "como, porque,para quem e aonde fazer os grafitti.Um beijo para Alex, e pra todos os que mantem seu trabalho ainda respirando!